DESTINOS MAIS VISITADOS

Os lugares mais visitados pelo turista são as cidades de Lima (ponto de entrada para o país) e Cuzco, a antiga capital do Império Inca. Seus principais atrativos são o Vale Sagrado dos Incas e Machu Picchu (uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo).

O principal circuíto turístico do país, ao sul, engloba as cidades de Arequipa (a segunda mais importante do país), Ayacucho, Chivay (o vale e canyon do Colca), a já mencionada Cuzco, Ica, Nazca (linhas do deserto de Nazca), Paracas, Puno e Porto Maldonado, con atrativos arquitetônicos, culturais e naturais. Este circuíto inclue a selva de Madre de Dios, onde o Parque Nacional del Manú oferece a possibilidade de realizar ecoturismo.

A segunda rota mais importante é a do Callejón de Huyalas, em Ancash, sede do turismo de aventura (Parque Nacional Huascarán) e ponto de referência da cozinha novoandina.

O Peru tem muitas outras rotas turísticas: as do vale do rio Mantaro, com a cidade de Huancayo como um de seus eixos, e o Vale de Tarma (chamada por Antonio Raimondi de La Perla de Los Andes) como outro eixo que é a entrada da Selva Central.

A costa centro-sul (região Ica e província de Cañete) e a cidade nortenha de Trujillo, onde se encontra Chan Chan, a maior cidadela de barro da América Latina, o tradicional balenário de Huanchaco e as Huacas del Sol y de la Luna pertencentes à cultura Chimu. Também se pode visitar Chiclayo e Lambayeque, onde se encontra o Museo Tumbas Reales de Sipán. Estes são pontos de partida para as outras regiões do norte no circuíto turístico nororiental.

O rio Amazonas e a cidade de Iquitos, na Amazônia Peruana também são aptos para o turismo. Ali se encontra boa parte da diversidade biológica peruana e é possível visitar duas grandes reservas naturais: a Reserva Nacional Pacaya-Samiria e a Reserva Nacional Allpahuayo-Mishana