Machu Picchu y Cusco

PATRIMÔNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE


Lugares no Peru declarados Patrimônio da Humanidaed pela UNESCO:

1. Santuário Histórico de Machu Picchu (1983) -A 2,430 metros de altitude num lugar de gande beleza, em meio de uma floresta tropical de montanha, o santuário de Machu Picchu foi provavelmente o feito arquitectónico mais assombroso do Império Inca no seu apogéu. EO marco natural, situado na vertente oriental dos Andes, forma parte da bacia superior do Amazonas, que possui uma flora e fauna muito variadas.

2. Cidade de Cusco (1983) - No coração dos Andes, se converteu sob o governo do Inca Pachacútec num centro urbano complexo, com funções religiosas e administrativas distintas. Seu ambiente é dividido em áreas para a produção agrícola, artesanal e industrial. No século XVI, conquistadores espanhóis mantiveram a sua estrutura, e coinstruíram igrejas e palácios sobre as ruínas de templos e monumentos Inca.

3. Chavín de Huántar (1985) - Sítio arqueológico com o nome da cultura que se desenvolveu lá entre 1.500 e 300 aC. Está localizado em um vale alto da Cordilheira dos Andes. A arquitectura desse conjunto monumental de praças e amplos terraços cercados de construções de pedra lavrada, assim como sua ornamentação em grande parte zoomórfica, dão um aspecto impresionante a esse lugar de culto, um dos sítios pré-colombianos mais célebres e antigos.

4. Parque Nacional Huascarán (1985) - N Cordilheira Branca, a cadeia montanhosa tropical maiss alta do mundo, se eleva a 6,768 metros acima do nível do mar, o Huascarán, que dá seu nome a esse parque. Suas profundas quebradas sulcadas por numerosos rioss, seus lagos glaciares e sua vegetação variada formam um conjunto de beleza espectacular. Esse sítio alberga espécies animais como o urso de óculos e o cóndor andino. Reserva de Biosfera.

5. Chan Chan ( 1986) - Foi a capital do reino Chimú, que atingiu seu máximo esplendor no século XV, pouco antes de sucumbir ao poder do Império Inca. A disposição dessa cidade, uma das mais importantes da América pré-colombiana, foi resultado da aplicação de uma rigorosa estratégia política e social, evidenciada pela divisão em nove "cidadelas" ou "palácios" que formam unidades independentes.

6. Parque Nacional del Manu ( 1987) - Localizado nas províncias de Mano e Paucartambo (departamentos de Madre de Dios y Cuzco, respectivamente),nas encostas orientais dos Andes e da Amazonia peruana. Área intangível, de proteção de fauna e flora. Existem as zonas habilitadas para os turistas e visitantes, e outras, só para pesquisadores. Reserva de Biosfera.

7. Centro Histórico de Lima (1988) -A “Ciudad de los Reyes” foi a urbe e capital mais importante dos domínios espanhóis na América do Sul haté meados do século XVIII. A pesar dos graves danos sofridos por terremotos, possui numerosos monumentos arquitetónicos, como o convento de San Francisco, o maior de seu género nessa parte do mundo. Muitos edifícios limenhos são criações conjuntas de artesãos e artistas locais, arquitetos e mestres de obra do Velho Continente.

8. Parque Nacional Rio Abiseo (1990) - Criado en 1983 para proteger a fauna e flora altamente endêmicas dos bosques chuvosos característicos dessa região dos Andes. O "mono lanudo de cola amarilla"  (Lagothrix flavicauda) , que creía-se extinto, se encontra unicamente nessa zona. No parque está o sítioo arqueológico Gran Pajatén. Os trabalhos de pesquisa realizados desde 1985 permitiuram descobrir até o momento 36 sítios arqueológicos, situados entre 2,500 y 4,000 metros de altitude, que proporcionam uma ideia bastante completa deo que foi a sociedade pré-incaica.

9. Linhas e geoglifos de Nazca e Pampas de Jumana ( 1994) - Situados na árida planície costeira do Peru, nol departamento de Ica, os geoglifos de Nazca e Pampas de Jumana cobrem uns 450 Km². Traçadas no solo entre os anos 500 a.C. e 500 d.C., as linhas guardam um dos maiores enigmas da arqueologia, devido a seu número, natureza, tamanho e continuidade. Os geoglifos representam criaturas vivas, vegetais estilizados, seres fantásticos e figuras geométricas de vários kilómetros de longitude. Supõe-se que tiveram uma funçlão ritual vinculada à astronomia.

10. Centro Histórico de Arequipa
(2000)- Construída com a rocha vulcânica denominada sillar, ls edifícios do centro histórico de Arequipa são a mais extraordinária fusão das técnicas de construção européias e autóctonas, plasmadas no trabalho admirável dos arquitetos e mestres de obra espanhóis e o operários mestiços e indígenas. Essa fusão é evidente nos robustos muros das edificacões, os arcos e abóbadas, os pátios e espaços abertos, e na complexa decoração barroca das fachadas.

11. Ilha Taquile e seu Arte Téxtil (2005) - Se localiza no altiplano andino, no Lago Titicaca , no departamento de Puno. Al arte téxtil se produz como uma atividade cotidiana de homens e mulheres, independentemente de edade e usado por todos os iembros da comunidade, através da quual conseguiram transmitir sua história e lendas em forma de tecido, assim como sua própria vestimenta muito singular. A ilha se caracteriza por suas montanhas e parcelas em terraços e uma grande variedaed de vegetação silvestre e cultivada, assim como por seus caminhos de pedra e arcos, alguns datados da época pré-hispánica.

12. Ciudad Sagrada de Caral (2009) Sítio arqueológico de 5,000 años de antiguidade que abarca 66 hectáres. Emplazado numa planície desértica e árida que dominao vale do rio Supe. Suas origens se remontam ao período arcáico tardio dos Andes Centrais e fazem dele o centro de civilização mais antigo das Américas. A cidade, excepcionalmente preservada, é impresionante pela concepção ecomplexidade de seus elementos arquitetónicos e espaciais, sobre tudo as plataformas monumentais de pedra e terra e os pátios circulares baixos. Caral é um dos dezoitoo assentamentos urbanos da região e sua arquitetura, complexa e monumental ao mesmo tempo, compreende seis grandes estruturas piramidais. O achado de un quipu (conjunto de corda com vários nós e cores, amarrado a outrosconjuntos similares e utilizado para registrar e transmitir relatos, notíicias e contas) atesta o gfrau de desenvolvimento alcançado pela civilização de Caral. O plano da cidade e alguns de seus componentes em particular, as estruturas piramidais e o conjunto residencial da classe dominante, mostram claramentela existência de funções ceremoniais reveladoras de uma forte ideologia religiosa.

13. Qhapaq Ñan (2010) - Argentina, Bolívia, Chile, Colombia, Equador e Peru compartem o Qhapaq Ñan o Caminho Principal Andino, na Lista do Patrimônio Mundial com um projeto de cooperação regional original e inovador. El Qhapaq Ñan foi a coluna vertebral do poder político e económico do Império Inca. A rede de estradas s de mais de 23,000 Km. conectava vários centros de produção, administrativos e ceremoniais construídos em mais de 2000 anos de cultura andina pré-inca. O eixo principal do caminho, também conhecido como Camino Real, é a estrada que corre al longo dos cumes andinos e é mais visível entre Quito- Equador e Mendoza - Argentina. Se somam a essa coluna vertebral sobre as cimeiras mais altas da cordilheira, outras rotas que correm de norte a sul ao longo da costa do Pacífico. O Império Inca organizou sua rede viária em escala continental; seus caminhos são uma expressão de valor incalculável do espírito de organização e planejamento da mão de obra disponível, e constituiu um instrumento chave na unificação do Império, física e organizacionalmente.