MÚSICA E DANÇA

A música do Peru é o produto de uma história que remonta quase 5000 anos atrás, com o surgimento das primeiras culturas no litoral e terras altas do Peru, evoluindo para formar a que hoje é conhecida como civilização andina, tendo os incas como síntese e epígono. Mais tarde, com a chegada dos conquistadores europeus e o fluxo de populações africanas e asiáticas, a mestizagem cultural criou uma paisagem musical ampla no Peru.

Há muitos gêneros de música Peru: andinas, criolas e e amazônicas. Os instrumentos típicos utilizados são, por exemplo, a flauta e a Antara ou flauta de Pã, o afroperuano cajón e a guitarra tradicional espanhola, que no Peru também tem uma variante menor, conhecida como "charango" e o bandolim.

Época Pré-colombiana
Os povos antigos da cultura Nazca (300 aC a 500 dC), foram os mais importantes músicos pré-colombianos do continente, usando algum cromatismo em sua antaras de cerâmica, ao contrário da música pentatônica que prevaleceu até o final do império Inca.
Para os Incas (1300 dC a 1432 dC), dança e música foram definidas pelo termo taki. A música combinou as notas re, fa, sol, la e do para criar composições religiosas, guerreiras ou profanas.
Eles usaram grande variedade de instrumentos musicais, alguns como:
Pomatinya (pandeiro de pele de puma)
Guayllaquepa (trompete de conchas de caracol marinho)
Pinkullo (flauta)
Antaras (flauta depã feita de diversos materiais)
Wankar (tambor grande, masculino)
Tinya (tambor pequeno, feminino)

Época Colonial
Com a conquista, o território peruano é influenciado pela música européia e, posteriormente, a africana.
Os primeiros vice-reis trouxeram professores e músicos europeus que ensinaram música e se apresentavam nas principais cidades do vice-reinado. Ficaram de moda os estilos flamengo, italiano, alemão e francês. O padre José de Orejón e Aparicio, principal compositor barroco americano de sua época, escreveu A Paixão Segundo São João e várias cantatas no início do século XVII. Outro padre, Juan Araujo,compôs canções que fusinavam ritmos africanos. Em 1631, ele publicou Hanac Pachap, con letra en quechua e pentafonia andina, musicalizada por Juan Pérez Bocanegra. Até 1790, quando foi proibido tal exercício oficialmente, a maioria de profesdores de dançaas de salão eram de origem africano.

Época Republicana
Nascimento da "música popular" influenciada por minuetos franceses, a valsa vienense, a mazurca polaca, a jota espanhola e expressões mestiças da costa central. Na produção de música popular do século XX, sem partituras, a produção musical se intensificou, e os compositores foram caracterizados por um estilo particular para cada cidade e bairro. Esse período é conhecido como "A velha guarda". O fonógrafo foi trazido e massificou a entrada no Peru de ritmos como o Tango e Fox-trot.
Por outro lado, a música acadêmica ou erudita também começa a introduzir elementos populares, especialmente os andinos, iniciando uma corrente que se chamou "indigenista". Outras correntes foram as diversas escolas romântico-nacionalista de Cusco, Arequipa, Puno, Lima e do Norte.

Época contemporânea
Música Andina:
O huayno é o género de música andina mais popular, embora sua origem não possa se rastrear até a época incaica, parecendo ser una criação plenamente mestiça. É cultivada em diferentes variações em toda a serra peruana. Em Arequipa e os Andes do Sur foi muito difundido o yaraví, um estilo melancôlico de canto. A composição de origem andina peruana mais conhecida mundialmente é "El cóndor pasa", una canção tradicional composta por Daniel Alomía Robles, que a incluiu numa opereta do mesmo nome. A composição original é um hino ao sol, lento, seguido por um, lento, seguido de uma kashwa e uma fuga de Huayno. Por outro lado está o huaylas, um alegre ritmo dos Andes centrais. Em Ancash se cultivam os ritmos d huayno, a chuscada, o pasacalle e a cashua.

Música Criolla:
A costa, mais influenciados pela cultura espanhola, combina gêneros europeus, como a valsa e a polca, com ritmos diferentes, especialmente de origem Africano, com Lima como o epicentro. El estilo limenho mais conhecido é o vals peruano, popularizado por importantes compositores como Aaròn Landa, Felipe Salaverry e Chabuca Granda. Además del vals y la polca peruana, a música criolla inclui a marinera, com origen na antiga zamacueca. A marinera é a dança nacional do Peru. Entre os peruanos da costa, é considerada tão representativa como o tango na Argentina. Possui três variantes principais: nortenha, limenha e serrana.

Música Académica:
A II Guerra Mundial motivou que músicos europeus chegassem ao Peru. Com muitos desses músicos extrangeiros começou a Orquesta Sinfónica Nacional. Também chegaram professores de composição com novas técnicas como consequência do colapso d sistema tonal. A geração posterior de compositores se destaca pelo uso de elementos tradicionais peruanos combinados com as novas técnicas da segunda metade do século XX. Simultaneamente, outros compositores desenvolveram estilos mais conservadores, tonais, inclusive de vertente neo-indigenista.

Rock:
Desde os anos 1950, grupos e artistas cantaram em espanhol, inglês e inclusive em quechua, formando um rico cenário musical nos anos 60, com grupos como Los Saicos (considerada pelos estudiosos do tema como a primeira banda punk da história), Los York's, Los Incas Modernos, Los Shain's e Traffic Sound. Ao longo dos anos 70, o género declinou por cojunturas política e culturais, embora se destacassem Pax, We All Together, Tarkus, Gerardo Manuel y El Humo, Black Sugar yla fusión entre el rock y ritmos peruanos, en bandas como Polen e El Opio. O rock ressurgiu nos 80 com bandas como Narcosis, Zcuela Cerrada, G-3, Leusemia. A longo dos ans 90 e nos últimos 10 anos, se observa grande diversidade criativa, mostrada por bandas como Mar de Copas, Libido e La Sarita, entre outras.

DANÇAS PERUANAS
As danças do Peru são bailes com elementos provenientes da fusão das culturas americanas, africanas e hispânicas.

Danças agrícolas e rurais: expressam a relação maternal e produtiva da terra (mama pacha) e o homem. Exemplos: Mama Rayguana, Quinua Qakuy

Danças carnavalescas: abarcam jogo, música, canto e coreografía alegre, burlesca e romântica. Exemplos: Kashua, Tarkada, Pujlla.

Danças ceremoniais e religiosas: ligadas às cerimônias ou rituais comunais, são sincrêticas durante as festividades católicas. Exemplos: La Huaconada de Mito, La danza de las tijeras, La Danza de Negritos en Chincha, Qhapaq chuncho del Cusco

Danças guerreiras; representam algum tipo de combate ou luta. Alguns exemplos: Chiriguano, Chatripuli, Kena Kena

Danças de caça: Choq'elas y Llipi puli , que representa a caçada de vicunhas nas alturas andinas.

Danças de salão: Danças de casl em todo tipo de festividades: Vals peruano, Polca peruana, Marinera .