HISTÓRIA

As culturas pré-incaicas na costa e nos Andes do Peru alcançaram grande desenvolvimento, criando poderosos centros regionais. Todas se destacam pela gestão dos recursos naturais, cerâmica, tecidos, conhecimento astronômico e engenharia. Algumas das principais culturas pré-incaicas são: Chávin, Paracas, Moche, Tiahuanaco, Nazca e Chachapoyas.

O Império Inca, o Tahuantinsuyo (1200-1500 DC) foi a civilização mais importante da América do Sul, incluindo os atuais territórios do Peru, Equador e Bolívia, se extendendo até até a Colômbia, o Chile e a Argentina. Sua organizazação econômica, manifestações artísticas e arquitetura impressionam até hoje estudiosos e cientistas.

Em 1532, o espanhol Francisco Pizarro capturou o Inca Atahualpa, que foi posteriormente executado. Em 1542, se criou o Vice-Reinado do Peru. Com o Vice-Rei Francisco de Toledo se estabeleceram as bases da economia colonial: o sistema de controle da mão-de-obra indígena (mita) para a mineração e produção artesanal. Até o século XVII o Vice-Reinado do Peru consistiu no território que se extende desde o Panamá até Terra do Fogo.

O Peru proclamou sua independência da Espanha em 1821. Desde meados do século XIX, o país começou a exportar guano, algodão e açúcar. Se extinguiu a exploração sistemática dos povos indígenas e se aboliu a escravidão dos afroperuanos.

O século XIX foi caracterizado por uma abundante criação intelectual, simbolizada pelo fundador do APRA, Víctor Raúl Haya de la Torre e José Carlos Mariátegui, criador do pensamento socialista peruano.

As condições de navegação no rio Amazonas conduziu a acordos com o Brasil, e em 1909 as fronteiras entre os países foram determinadas. O tratado de Limites com a Colômbia for aprovado pelo congresso em 1927. Em 1929, Tacna foi devolvida ao Peru. A demarcação da Bolívia se criou em 1932 e em 1999, finalmente se resolveu a disputa territorial com o Equador, com o "Protocolo de Paz, Amizade e Limites", assinado em 1942.

Em 1968, as Forças Armadas depuseram o presidente Fernando Belaúnde, que foi eleito novamente em 1980. Em 1985, foi eleito presidente Alan García, sucedido por Alberto Fujimori, que governou durante dez anos. Depois de sua segunda reeleição em 2000, o povo peruano exigiu novas eleições, e um governo de transição foi presidido por Valentín Paniagua. Em julho de 2001, Alejandro Toledo assumiu a presidência. Atualmente, o Presidente Constitucional do Peru é o senhor Ollanta Humala Tasso (2011-2016).