GEOGRAFIA

O Peru é o terceiro maior país da América do Sul, com 1.285.216 km2. Sua população é de aproximadamente 29 milhões. Ele é dividido em três regiões: Costa, Serra e Selva.

Embora essa simples divisão reflete a aparência geral da geografia do Peru, a realidade é muito mais rica e complexa: no Peru, a natureza parece adotar características que fazem suas cadeias de montanhas, planícies, praias, selvas e vales em habitats únicos . Uma extraordinária variedade de abrigos eco-sistemas de diversidade de animais e plantas.

Costa
Área que circunda o Oceano Pacífico, com desertos, belas praias e vales férteis.

A costa peruana é formada por um longo deserto ao pé das montanhas. É precisamente a presença dos Andes, ao leste, junto com a correnteza fria de Humboldt que atinge as praias, que dão a esta área a característica tão árida e seca- do deserto de Sechura até a planície de Nazca e o deserto Atacama é dividido por vales nos quais uma densa camada de nuvens ocasionalmente cobre o céu e produz chuviscos no inverno..

Pela umidade nestas áreas, se produz uma sensação de frio, embora as temperaturas raramente desçam abaixo de 12 ° C. Durante o verão, no entanto, o sol bate e a temperatura atinge frequentemente de 30 ° C. As regiões central e sul da costa peruana possuem duas estações: o inverno de abril a outubro, e o verão, entre novembro e março. O litoral norte, por sua vez, não sofre os efeitos da água fria, resultando em quase 300 dias de sol e temperaturas quentes durante todo o ano (até 35 ° C no verão). A estação das chuvas ocorre entre novembro e março.

Serra
Área montanhosa dominada pela Cordilheira dos Andes, que atinge 6.768metros acima do nível do mar no cume do Huascarán.

Nas montanhas do Peru duas estações são bem definidas: a seca, de abril a outubro, caracterizada por dias ensolarados, noites frias e sem chuva (o tempo ideal para visitar), e uma estação chuvosa entre novembro e março , onde a precipitação é abundante (geralmente acima de 1.000 mm). Uma característica dessa região é a queda na temperatura: durante o dia, é comum ter temperaturas de até 24° C ao meio do dia, antes de mergulhar a -3° C durante a noite.

Além disso, a acidentada cordilheira dos Andes produz uma redução gradual da temperatura na área mais alta, conhecida como "Puna". O clima seco e agradável da serra é ideal para o crescimento de uma extensa variedade de culturas.

Selva
Região de vegetação tropical na bacia do rio Amazonas, que abriga as maiores reservas naturais.

A grande selva peruana, atravessada pelo caudaloso rio Amazonas pode ser dividida em duas áreas muito marcadas: a selva alta, ou testa de montanha (acima de 700 m), que tem um clima subtropical ameno, com chuvas abundantes (cerca de 3.000 milímetros por ano) entre novembro e março, e dias ensolarados de abril a outubro; e na baixada (abaixo de 700 m), onde a estação seca ocorre entre abril e outubro e é o momento ideal para o turismo, com a luz do sol e temperaturas elevadas, muitas vezes, acima de 35 ° C.

Nestes meses, os rios reduzem seu caudal e as estradas são facilmente transitável. A estação chuvosa, no entanto, entre novembro e março, conta com pancadas de chuva freqüentes (pelo menos uma por dia) que podem causar danos às vias terrestres. A umidade na floresta é muito alta ao longo do ano.

Na região Sul, há ocasionais "frentes frias" ou "surazos" , frentes do extremo sul do continente, que ocorrem entre os meses de maio e agosto, quando as temperaturas podem cair a 8-12 ° C.