FESTAS RELIGIOSAS

O Peru é un pais multicultural, com diversas festividades, muitas vezes ligadas a origens religiosas mesclando as tradições autóctonas com a católica e as influências africanas e asiáticas. Além das celebrações tradicionais de Semana Santa, Corpus Christi e outras do calendário cristão, por sua importãncia popular e pela presença multitudinária de participantes, cabe destacar algumas outras festividades maiores:

Festa da Virgem da Candelária (fevereiro - em Puno)
Culto sincrético associado com o rito vital pre-hispánico à Pachamama ou Mãe Terra. As origens católicas dessa festa andina se remontam ao século XVI. Se inicia nove dias antes (novena), quando os mordomos enfeitamo temploe organizam três missas com banquetes e fogos de artifício. O dia central, 2 de fevereiro, a Virgem da Candelária deixa o templo para percorrer as ruas acompanhada por fiéis e e danzarinos folclóricos. Também se celebra no Vale do Colca, em Arequipa.

Virgem de Chapi (maio - em Arequipa)
Peregrinação que cruza o deserto para venerar a Virgem da Purificação (ou de Chapi). Os peregrinos carregam pedras de distintos tamanhos que irão diexar pelo caminho, formando as chamadas apachetas, símbolos dos pecados dos devotos. Às noites, se vela com abundância de cirios a imagem da Virgem que sairá em procissão. Também haá fogos de artifício e pratos da rica gastronomia local.

Qoyllur Rit'i (junho - em Cusco)
É amaior peregrinação de nações indígenas da América. Mais de 10 mil pessoaschegam a Sinakara, ao pé do nevado Ausangate (6362 msnm), para render culto a uma pintura do Menino Jesús. É muito simbólico o ascenso de um grupo de fortes Queros (uma das comunidades quechua mais antigas) até os cumes para buscar a Estrela da Neve (Qoyllur Ritt’i), que se encontra enclausurada nas entranhas do nevado. De regresso às suas comunidades quechuas, eles vão carregar nas costas grandes blocos de gelo para regar suas terras com a água sagrada.

Inti Raymi (junho - em Cusco)
Festa do Sol, que coincide com o solstício de inverno e as colheitas. Durante a época incaica, foi a festividade mais importante das 4 que se celebrabam em Cusco. O último Inti Raymi com la presença do imperador Inca, fpi realizado em 1535. Atualmente, uma meticulosa reconstrução histróica baseada nas crônicas se escenifica na fortaleza de Sacsayhuaman. Um personagme que representa o Inca, preside a cerimônia e os rituais, insta às autoridades na praça central de Cusco a realizar um bon governo, e ao entardecer, ordena o fim da cerimônia e o início das festas populares por toda a cidade durante os dias seguintes.

Santa Rosa de Lima (agosto - em Lima)
Santa Rosa de Lima foi Isabel Flores de Oliva, uma piedosa limenha do século XVII. O Vaticano a declarou Padroeira das Américas e Filipinas. Seu santuário, no centro de Lima, é visitado por fiéis em busca de um milagre. Nessa data se costuma visitar a hermita construída por ela mesma, assim como jogar cartas com pedidos no poço onde a santa jogou a chave de seu cinto de cilícios.

Senhor dos Milagres (outubro - em Lima e todo o Peru)
A imagem congrega a maior feligresia da América do Sul. Se remonta à Colônia, quando foi pintada por um escravo negro nas paredes de una fazenda arruinada. A pesar dos terremotos e tentativas de apagá-la, a milagrosa imagem permaneceu intacta. Centenas de milhares de fiéis vestidos com hábitos roxos cantam e rezam acompanhando a imagem em procissão. Em homnra ao Cristo Moreno, como é chamado, também se inicia, na Plaza de Acho, a feira taurina com os mais prestigiado toureiros de Espanha e América.

Imaculada Concepção (dezembro - em todo o Peru)
Festividade religiosa arraigada na população andina. Se celebram novenas, missas e se executam danças autóctonas. No caso dos distritos de Yauri (Cusco) e Santo Tomás (Amazonas), se realizam típicas e singelas corridas de touros. Na cidade de Chivay (Arequipa), depois da procissão no dia central (8), há uma colorida dança: os homens vesten trajes femininos para se aproximar das mulheres e raptá-las. É também uma boa oportuidade de conhecer as fascinates 16igrejas barrocas do Vale do Colca.